OPÇÕES

Acontece por aqui

12 JAN 2016

Dentro e fora do Grupo Boticário,
resultados bonitos de ver!

sustentabilidade

Você já deve ter ouvido dizer que, para ser mais responsável com meio ambiente,
basta que ‘cada um faça a sua parte’. Na prática, é isso mesmo. Então, o Grupo
Boticário se questionou: e se juntássemos todas as partes pra conseguir um
resultado integrado e muito maior?

O nome para isso é responsabilidade compartilhada, que norteou nosso Programa de Parceria em Ecoeficiência com Fornecedores. Internamente, quem lidera o projeto são as áreas de Gestão Técnica de Fornecedores, Sustentabilidade, Suprimentos e Engenharia.

A iniciativa começou em 2014 como piloto, mas já rendeu resultados de encher os olhos: juntos, conseguimos usar muito melhor os recursos necessários para o nosso negócio. Já os parceiros melhoraram – e muito! – a rentabilidade, pois a produção para todos os clientes ficou otimizada. Além disso, durante 2015 outros quatro fornecedores passaram a participar do programa. Entenda como funciona o Programa de Parceria em Ecoeficiência com Fornecedores:

Os resultados obtidos foram apresentados na Oficina de Sustentabilidade, realizada pelo Grupo Boticário em 17 e 18 de novembro com os fornecedores estratégicos. Também quer conhecer os cases completos? Clique aqui! Abaixo, confira os fornecedores que integraram a fase piloto e os resultados que alcançamos juntos.

BOX PRINT

Fornecedor do Grupo Boticário há 24 anos, a Box Print atua no mercado gráfico produzindo embalagens e displays em papel.

Desafio: otimizar o uso de recursos energéticos e reduzir o custo de produção. O setup de máquina (ajuste feito no equipamento antes de rodar a impressão) corresponde ao segundo maior custo na produção.

Resultados: com todas as melhorias, o ganho energético da Box Print é de 285 mil kWh/ano. Em relação ao papel, o ganho ficou em 35 toneladas mensais, o que representa 700 árvores. Essa economia também é refletida na redução da geração de resíduos.

WHEATON

É a empresa líder nacional no fornecimento de embalagens de vidro. A parceria com o Grupo Boticário vem desde a produção dos frascos de Acqua Fresca, de O Boticário.

Desafio: melhorar a eficiência energética de toda a operação.

Resultados: as mudanças implantadas ajudarão a economizar mais de 3.500.000 kwh/ano, o equivalente ao consumo anual de mais de 1900 residências.árvores. Essa economia também é refletida na redução da geração de resíduos.

GRUPO DSR

Transportadora que leva os produtos das fábricas do Grupo Boticário até os centros de distribuição da companhia.

Desafio: testar soluções para reduzir a emissão de gases de efeito estufa emitidos pelos caminhões.

Resultados: um kit bicombustível, instalado em parceria com a Landirenzo, fornecedor da tecnologia, e da Compagás, fornecedor de gás natural veicular (GNV), que permite abastecimento com 50% de GNV, reduziu em 15% a emissão de gases e em 21% o custo com combustível, em comparação ao veiculo rodando somente com diesel. Já está prevista a expansão para seis caminhões desta transportadora.

Fique por dentro das
DO GRUPO BOTICÁRIO
Linkedin
Facebook
Youtube