OPÇÕES

Acontece por aqui

01 DE MARÇO DE 2016

Empoderamento das mulheres: um caminho para a equidade de gêneros

VALORES

Qual o papel de uma empresa que se propõe a transformar o mundo em um lugar mais belo? Entre tantos que o Grupo Boticário desempenha, tem destaque o empoderamento das mulheres. A nossa trajetória empreendedora, que valoriza diferenças e oportunidades, nos mostrou que esse é um dos caminhos para a equidade de gêneros.



Além de buscar oferecer oportunidades iguais para homens e mulheres, provocamos a reflexão tanto para o nosso time, quanto lá fora. Acompanhe!

Compromisso e parceria Um dos primeiros passos dados nesse sentido foi a assinatura dos Princípios de Empoderamento da ONU Mulheres. Assim, o Grupo Boticário oficializou o compromisso com pilares que promovem a igualdade de gênero. Recentemente, aderimos ao Movimento Mulher 360, do qual fazem parte outras grandes empresas que atuam por essa causa.

Beleza aqui dentro Em visita ao Grupo Boticário, representantes da ONU Mulheres concluíram que temos dado passos relevantes para a equidade de gêneros por meio do empoderamento das mulheres. Nossas políticas de cargos e salários consideram atitudes e não gêneros. Há equilíbrio nos cargos de liderança –48% são mulheres e 52%, homens. E nossos pacotes de benefícios valorizam as mamães e papais, tanto colaboradores como seus cônjuges.

Em outubro, fizemos uma ação para sensibilizar os colaboradores. Quando chegaram à empresa, se depararam com dois caminhos: um rosa e um azul. Independentemente da cor do trajeto, ambos levavam ao mesmo lugar. A mensagem no final mostrava que não é o gênero que define seu caminho, o que importa mesmo é o que cada um faz.

Em novembro, os colaboradores foram convidados a participar da campanha Eles por Elas, da ONU Mulheres. O movimento é mundial e chama os homens para se comprometerem com o fim da violência e discriminação sofrida pela população feminina. O presidente do Grupo Boticário, Artur Grynbaum, já assinou.

E o que eles e elas têm a dizer sobre tudo isso? Guilherme Rebolo trabalha na área de Planejamento Comercial da nossa unidade de negócio Eudora, em São Paulo. Ele conta que considera a ação Azul e Rosa fundamental para concretizar a igualdade entre homens e mulheres. “Independente de gênero, somos todos iguais. E as virtudes e as qualidades de cada um de nós, juntas, podem fazer a diferença”.

Marília Wolff, analista de Desenvolvimento Organizacional, vê a igualdade de gêneros como essencial para um trabalho bem feito e a construção de um mundo melhor. “A campanha Azul e Rosa reforça uma verdade do Grupo que é justamente valorizar as pessoas e relações. E pessoas são pessoas independentemente do gênero!”.

Durante a campanha Eles por Elas, o coordenador de Pesquisa e Desenvolvimento, Rogério Oliveira, além de assinar o movimento, comentou na intranet da empresa: “Me considero um homem em processo de desconstrução. Vivemos em um país com raízes machistas intensas e sedimentadas. Na maioria das vezes, sou criticado por isso, por identificar essas pequenas agressões que acontecem todos os dias veladamente, nos comentários mais ‘inocentes’”.

Beleza lá fora A gente também quer plantar sementes que possam se espalhar, ganhar solo e raízes, fora da empresa. Cerca de 15 mil pessoas curtiram o show promovido pelo movimento Trip Transformadores, da revista Trip. Promovemos uma ação divertida, em que os participantes podiam escolher diversas plaquinhas com dizeres inspiradores sobre o que eles fazem para a equidade de gêneros.

Além de patrocinar o maior evento de gestão da América Latina, o HSM Management, aproveitamos a oportunidade para abordar a equidade por meio do empoderamento das mulheres num painel específico sobre o tema. Na parede externa do auditório de palestras, convidamos os espectadores a conhecer a nossa praça. Lá, estavam puffs azuis e rosas, mensagens de igualdade, o convite para assinar o compromisso com a ONU e um mural com o nosso manifesto.

Fique por dentro das
DO GRUPO BOTICÁRIO
Linkedin
Facebook
Youtube